Quais os sintomas mais comuns da apneia do sono?

A apneia do sono é uma doença grave que afeta a respiração. Durante o repouso, as pessoas que possuem essa enfermidade sofrem pequenas paradas respiratórias, que se repetem pelo menos 5 vezes em um período de 60 minutos. O problema gera uma série de outros transtornos para o paciente, como você confere a seguir!

Problemas causados pela apneia

O cansaço constante é frequente na rotina. Por não conseguirem ter qualidade no sono, os indivíduos com apneia apresentam sonolência excessiva e até mesmo falta de concentração.

A gravidade maior nos casos de apneia está na entrada de ar que gera a diminuição e concentração de oxigênio no sangue. Com o passar do tempo, esses estímulos elevados aumentam a possibilidade de concentração de vasos sanguíneos, por isso, é considerada um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca. Outro problema é o favorecimento do acúmulo de gordura na região do abdômen, aumentando a predisposição ao diabetes.

A apneia do sono possui três tipos:

• Apneia obstrutiva do sono;
  • Apneia central do sono;
  • Apneia mista obstrutiva e central do sono.

Apesar de todos os tipos terem a sua importância, a mais comum é a apneia obstrutiva do sono. A doença afeta principalmente pessoas obesas, pois provoca o estreitamento de vias respiratórias. Outro fator que aumenta os riscos é o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.

Sintomas

O sintoma mais comum é o ronco, porém a maioria das pessoas que roncam não possuem apneia. Com momentos de falta de ar ou asfixia, o ronco é ainda mais prejudicial, pois nos piores momentos as pausas na respiração aumentam as chances de engasgos.

Durante o período da manhã, algumas pessoas acordam com dor de garganta ou com a boca seca. À noite, a apneia obstrutiva do sono aumenta a frequência dos engasgos e das paradas respiratórias. No dia seguinte, é comum sofrer com a sonolência excessiva e até com os cochilos involuntários.

Riscos:

• Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Ataque Cardíaco;
  • Fibrilação Atrial.

Sinais de apneia:

• Ronco;
  • Respiração ofegante;
  • Dor de cabeça;
  • Sensação de sufocamento ao dormir;
  • Sono agitado;
  • Sonolência em excesso;
  • Falta de concentração.

Tratamento

Por cada caso ser único, apenas um médico especializado poderá prescrever o melhor tratamento para o indivíduo. Porém, algumas medidas podem auxiliar na prevenção da apneia. Abandone as bebidas alcóolicas e o cigarro, pratique atividades físicas e estabeleça uma rotina.

Gostou desse texto? Identificou algum desses problemas na sua rotina? Acesse nosso site e entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar! Clique aqui!